Um sopro

"Tenho medo de escrever. É tão perigoso. Quem tentou, sabe. Perigo de mexer no que está oculto - e o mundo não está à tona, está oculto em suas raízes submersas em profundidades do mar. Para escrever tenho que me colocar no vazio. Neste vazio é que existo intuitivamente." (Clarice Lispector)

Almas com almas

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Eu sou um filósofo?

Não consigo me decidir se tenho ou não algum problema mental – só sei que estou cansado de pensar que sei das coisas (pode ser que eu saiba); estou cansado de afirmar que tenho “consciência” da estranheza de meus pensamentos e de minhas sensações como uma desculpa para não sucumbir, quando é o que eu mais desejo – perder de vez a razão. Não vou nunca terminar de “racionalizar” com meu obscuro, que é uma ilusão!, e morrerei estafado, envelhecido antes da hora, magro, infeliz; por Deus!, eu sou um filósofo? Os filósofos são muito fortes, isso é verdade; ficam suspensos numa corda sobre um abismo, e mesmo que as mãos se cansem e sangrem, eles não se soltam. Eles não querem o abismo; querem provar que são mais fortes que eles próprios.

2 comentários:

  1. ...percebi que é uma pessoa sincera no que diz!!!!

    estou te seguindo, siga-me também!

    ResponderExcluir
  2. A angústia da dúvida e a angústia da certeza. Quando saberemos que dizemos a verdade? Dilemas que nos seguem, caminhos traçados pelo humano. Predestinação? Somos enlevados pelo mistério da dúvida. A certeza queremos que nasça. Hipoteticamente sou um ser pensante, pois pensar fico "doente dos olhos". Meu caro, invadi seu espaço e gostei. Invada o meu. Abraços.

    ResponderExcluir